quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

OLHAR ADIANTE


Todas as coisas levam a gente ao cansaço – um cansaço tão grande, que nem dá para contar. Os nossos olhos não se cansam de ver, nem os nossos ouvidos, de ouvir. O que aconteceu antes vai acontecer outra vez. O que foi feito antes será feito novamente. Não há nada de novo neste mundo. Será que existe alguma coisa de que a gente possa dizer: ‘Veja! Isto nunca aconteceu no mundo’? Não! Tudo já aconteceu antes, bem antes de nós nascermos. Ninguém lembra do que aconteceu no passado; quem vier depois das coisas que vão acontecer no futuro também não vai lembrar delas”. (Eclesiastes 1.8-11).
Salomão se mostra cansado da vida que leva e reflete nas coisas que se foram e naquelas que vão se repetir. Ele pensa que tudo o que acontece já aconteceu igual. E assim ele prossegue nas suas reflexões.
Ele diz que só se lembra de alguma coisa enquanto se vive. O sábio diz que ninguém se lembra do que aconteceu e Paulo disse que as coisas são escritas para servir de aviso a quem lê. ‘Tudo isso aconteceu com os nossos antepassados a fim de servir de exemplo para os outros, e aquelas coisas foram escritas a fim de servirem de aviso para nós. Pois estamos vivendo no fim dos tempos. (I Coríntios 10.11).
O pensador diz que a recordação nem sempre é uma boa coisa. Entretanto, para os que têm palavras de sabedoria impressas na Palavra de Deus podem refletir e viver de acordo com o que o apóstolo Paulo disse: ‘É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus’. (Filipenses 3.13-14).
Léo Lima

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

NOVO ALVORECER


Do justo não tira os olhos; antes com os reis no trono os assenta para sempre, e assim são exaltados”.  (Jó 36.7) “Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor”. (Salmos 34.15).
Muitas vezes nos sentimos como o raiar de um dia com novas esperanças! Mas, como tudo que nos acontece, não é possível antever males ou alegrias. Indagamos. Esperamos. Cremos. Sonhamos.
Ao nos depararmos com as Sagradas Letras, repletas de promessas leais, como muitos homens ouviram em momentos de grande angústia, momentos em que a aflição residia em seus corações. O olhar divino sempre promete clarear a senda tortuosa e amenizar a dor. Ante esta miraculosa visão, cada coração recebe a divina esperança com profunda paz!
Que este alvorecer seja de repouso e paz sob o olhar do Senhor, e que desfrutando em cada alvorecer que o Senhor nos oferece tenhamos a certeza da direção divina! Que em cada aurora aconteça sob o olhar do Senhor e que a orientação divina esteja dirigindo a vida de todos nós. Deus é leal e os olhos Dele estão sobre você também.
Léo Lima

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

PEDIDO DE SOCORRO


- Meu Deus, não me admoestes por estares irado, nem me punas no dia da tua cólera. Que teus olhos estejam fitos em mim cheios de misericórdia, Senhor, eu sou muito fraco; cura-me, Senhor, porque o meu interior está perturbado, inclusive a minha alma. Me salva por teu amor e tua bondade, mas tu, Senhor, até quando?
Vem Senhor e livra a minha alma; me salva por tua benevolência. Livra-me porque não há lembrança de ti na morte e no sepulcro e lá quem te louvará? Estou fatigado, pois meu gemido não cessa e nas noites minha cama se molha com minhas lágrimas elas persistem em molhar minha emoção. Os meus olhos queimam pela dor e se consomem pela mágoa e se envelheceram.
Que toda maldade seja tirada da minha proximidade e os que a praticam também. Sei que o Senhor ouviu-me e viu a voz da minha dor. Ele já ouviu o meu pedido e vai aceitar o meu clamor. Que aqueles que me perseguem envergonhem-se e perturbem-se e se afastem num instante. Minha paráfrase do Salmo seis.
Léo Lima

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

ESPERANÇA

Compartilho neste dia mais uma das poesias que meu pai nos legou. É um soneto que canta a 'esperança'. O que podemos lembrar se a esperança é o que nos proporciona a paz e a alegria da salvação que resultará na vida eterna com Deus. Este é a maior alegria que invade o coração dos cristãos! Louvado seja o nosso Deus! - Léo Lima

ESPERANÇA

Esperança - que alimentas
Os sonhos dos desgraçados,
Que a vida ainda sustentas
Dos pobres desenganados!

Esperança - que despontas

Em tênue raio de luz,
Na noite em que andam às tontas
Os que não creem em Jesus!

Esperança - és o alento

Dos que sofrem resignados,
De olhos aos céus atentos!

Os que esperam estão fadados

A sorrir dos seus tormentos,
Por Jesus galardoados!
Amil Edram

domingo, 27 de janeiro de 2019

RESPEITO


Desprezar os outros é pecado, mas aquele que faz o bem aos pobres é feliz. Quem trabalha para o bem ganha a confiança e o respeito dos outros, mas quem trabalha para o mal está cometendo um erro. Quem trabalha tem com o que viver, mas quem só conversa passará necessidade”. (Provérbios 14.21-23).
Existe um cântico que diz: ‘Ajuda hoje a alguém’. Esta porção da Palavra de Deus nos chama a atenção para a necessidade de ajudar as pessoas. Estamos vendo no mundo pessoas desesperadas para fugir da guerra. Estamos vendo também alguns países que acolhem algumas destas pessoas.
Se olharmos ao nosso redor com mais atenção veremos que existem muitas pessoas necessitadas. ‘Aquele que faz o bem aos pobres é feliz’. Esta chamada de atenção nos lembra sobre a responsabilidade que temos na nossa vida que é ajudar a alguém.
Logo adiante diz que ‘Quem trabalha para o bem ganha a confiança e o respeito dos outros’. Estamos diante de uma promessa. Uma promessa que diz que tudo o que fizermos de bom aos outros receberemos em troca a confiança e o respeito. Que dádiva! Ter o respeito é o mesmo que ser respeitado e é gratificante.
Léo Lima

sábado, 26 de janeiro de 2019

NOVAS FORÇAS

Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador. O Senhor Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro”. (Habacuque 3.17-19).
Habacuque menciona que nada que possa acontecer vai tirar a alegria que sente no Senhor. Mesmo que ele fique sem nada, ainda assim ele canta cânticos de glorificação ao Deus Todo Poderoso. Muitas vezes nos encontramos decepcionados ou mesmo sofrendo por coisas que nos fizeram e nada nos parece esperançoso, mas se olharmos para lições que a Bíblia contém, podemos olhar para o alto e crer que somente o Senhor nos motiva a prosseguirmos para o alvo.
Para Paulo o Senhor disse: ‘Mas ele me respondeu: - A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco. Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim’. (II Coríntios 12.9-10).
Já o profeta Isaías mostra que todos podemos ter momentos nada festivos, entretanto a promessa do Senhor é que: ‘Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam. (Isaías 40.30-31). Toda aquele que espera pelo Senhor e O louva tem suas forças renovadas.
Léo Lima

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

CUMPRINDO A MISSÃO


O Senhor deu leis ao povo de Israel e mandamentos aos descendentes de Jacó. Ordenou aos nossos antepassados que ensinassem essas leis aos seus filhos para que os seus descendentes as aprendessem, e eles, por sua vez, as ensinassem aos seus filhos. Assim eles também porão a sua confiança em Deus; não esquecerão o que ele fez e obedecerão sempre aos seus mandamentos. Eles não serão como os seus antepassados, um povo rebelde e desobediente, que nunca foi firme na sua confiança em Deus e não permaneceu fiel a ele”. (Salmo 78.5-8).
De pai para filho. Esta foi a maneira que Deus orientou o seu povo a ensinarmos uns aos outros. Todos os princípios dados pelo Senhor para que fossem por seus seguidores deveriam ser ensinados a todos os que nasceriam entre seus filhos.
O ser humano usa esta maneira de ensinar para que seus descendentes tenham uma educação esmerada. Mesmo que não se tenha recursos, é preciso que seus conhecimentos sejam passados aos seus filhos. O salmo mostra que o resultado será de confiança no Senhor: ‘Assim eles também porão a sua confiança em Deus; não esquecerão o que ele fez e obedecerão sempre aos seus mandamentos’.
O amor divino é demonstrado nestas palavras do salmista e nos lembra que se obedecermos aos seus ensinamentos teremos a paz necessária para uma vida de harmonia e boa convivência. Que possamos fazer a nossa parte e ensinarmos nossos filhos sobre o amor de Deus e seus preceitos.
Léo Lima

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

OBEDIÊNCIA


O Senhor deu leis ao povo de Israel e mandamentos aos descendentes de Jacó. Ordenou aos nossos antepassados que ensinassem essas leis aos seus filhos para que os seus descendentes as aprendessem, e eles, por sua vez, as ensinassem aos seus filhos. Assim eles também porão a sua confiança em Deus; não esquecerão o que ele fez e obedecerão sempre aos seus mandamentos.” (Salmo 78.5-7).
Mais um dia que se mostra sorridente com o cântico dos passarinhos! É tempo de nos recordarmos as ordenanças do nosso Deus. É preciso que compartilhemos maravilhas que o nosso Deus nos ensinou, mostrou nos deu. Precisamos falar com alegria do nosso Criador e Senhor.
Mas, mais do que falar é preciso que vivamos de acordo com os ensinamentos deixados para nós na bendita Palavra de Deus. O desejo do Senhor é que todos: ‘obedecerão sempre aos seus mandamentos’.
Nós estaremos cumprindo nossa tarefa neste mundo se fizermos tudo de acordo com a vontade do nosso Deus. Cumpramos a nossa parte e todos os dias serão de plena paz.
Léo Lima

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

CONFIANÇA


A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata. Quando alguém está querendo aprender, o conselho de uma pessoa experiente vale mais do que anéis de ouro ou joias de ouro puro. Como água fresca no calor do tempo da colheita, assim o mensageiro de confiança reanima quem o mandou.”. (Provérbios 25.11-13).
A confiança é um sentimento que quando se tem conserva-se com carinho. Devemos confiar de forma total no Senhor: ‘Feliz aquele que confia em Deus, o Senhor, que não vai atrás dos ídolos, nem se junta com os que adoram falsos deuses’! (Salmo 40.4). Quando temos confiança no Senhor vamos direto a Ele em todas as situações.
Confiar em Deus leva a pessoa a louvá-lo, pois conforme o texto: ‘Confio em Deus e o louvo pelo que ele tem prometido; confio nele e não terei medo de nada. O que podem me fazer simples seres humanos’? (Salmo 56.4). Sem medo e com alegria é isto que sente aquele todo o que deposita sua confiança no Senhor.
O profeta Isaías confirma que é feliz o que confia de forma total no Senhor: ‘Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti’. (Isaías 26.3). Descansar no Senhor é e ter uma fé firme é a recomendação para uma vida próspera e cheia de paz.
Léo Lima

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

EXECELÊNCIA


Meu filho, coma mel, pois o mel faz bem. Assim como o favo de mel é doce na sua língua, assim também a sabedoria é boa para a sua alma. Se você a conseguir, terá um bom futuro e não perderá a esperança”. (Provérbios 24.13-14).
O sabor do doce é bom e faz bem. O texto compara a sabedoria ao bom sabor do doce. Para ele a sabedoria pode encher a pessoa de esperança que é uma das coisas que impulsionam a vida. O apóstolo Paulo mostra a excelência da esperança e após discorrer sobre a necessidade de se ter amor ele concluiu com estas palavras: ‘Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor’. (I Coríntios 13.13).
O valor de se encher destes três atributos é destacado de forma a nos lembrar que a vida pode ser adoçada, ou saborosa se ela tiver a fé, a esperança e o amor. Se a vida de uma pessoa é cultivada de forma a ter estas qualidades ela será uma fonte de água doce.
Tiago mostra isso no texto: ‘Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga? Meus irmãos, por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uva dar figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce’(Tiago 3.11-12). E é assim que a fé, a esperança e o amor só podem produzir frutos de excelência.
Léo Lima

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

TESOURO


Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Lucas 12.34).
Como estão nossos valores? Quais são as prioridades da nossa vida? Onde nosso coração fixa nossos sonhos? Nas palavras de Jesus no texto inicial, Ele mostra que a moral é de acordo com a prioridade que temos na vida. A separação que se faz necessária, Tiago descreveu: ‘Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus’. (Tiago 4.4). Então, ser separados para Deus é o desafio constante. ‘Mas, como é santo  aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo’. (1 Pedro 1.15,16). Para que se atinja a santificação é preciso ser obediente a Deus e estar em constante oração diante Dele, vigiando em todo o tempo.
Um outro aspecto é a persistência na leitura de Sua Palavra conforme diz o salmista: “Escondi a Tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti” (Salmo 119.11). Acreditamos que, conforme cresce o nosso conhecimento da Palavra de Deus, nosso senso moral se estabelece e se firma nos preceitos do Senhor. 
Temos a promessa de nosso Deus que diz: ‘Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar’. (I Coríntios 10.13). Como é bom e feliz vivermos sob promessas como esta e sem mais dúvidas a rondar o nosso dia a dia. Isto ocorre quando estamos na total dependência do Senhor.
Léo Lima

domingo, 20 de janeiro de 2019

SER LUZ


Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância;” (I Pedro 1.14).
Como está a moral nos dias de hoje? Ela é praticável?
Eis a razão para que os cristãos façam a diferença em seu meio, visto que antes eras ignorantes quanto às coisas de Deus e depois de redimida por Cristo a pessoa foge das inclinações naturais do seu corpo. ‘Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria’. (Colossenses 3.5).
É preciso ser luz e mostrar que existe algo muito melhor do que simples e passageiros prazeres.  O Cristão deve persuadir e não permitir ser persuadido, conforme Paulo escreveu aos crentes de Colossos: ‘Pois quero que saibais quão grande luta tenho por vós...  para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo,  no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.  Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas’. (Colossenses  2.1-4).
É na busca da sabedoria divina  que se encontra a moral necessária para um viver digno na presença de Deus o nosso Pai.  E é justamente quando se prima pelos preceitos divinos que o cristão não hesitará, não terá dúvidas e, muito menos não será angustiado pela inquietação de consciência.
Léo Lima

sábado, 19 de janeiro de 2019

ESTILO DE VIDA


Louvarei a Deus com uma canção; anunciarei com gratidão a sua grandeza. Isso será mais agradável a Deus, o Senhor, do que oferecer em sacrifício um touro crescido. Quando os que são perseguidos virem isso, ficarão contentes, e os que adoram a Deus ficarão animados. Pois o Senhor ouve os necessitados e não despreza o seu povo que está na prisão. Louvem a Deus, ó céu e terra, ó mares e todas as criaturas que estão neles! Ele salvará Jerusalém e construirá de novo as cidades de Judá. O seu povo viverá ali e possuirá a Terra Prometida. Os descendentes dos ervos de Deus herdarão essa Terra, e aqueles que o amam viverão ali”. (Salmo 69.30-36).
No texto que antecede esta porção do salmo Davi clama por socorro e fala da sua aflição junto ao seu povo. Ele menciona os inimigos que o perseguem e mostra seu desejo de sentir a proteção do Senhor. Após mencionar algumas situações em que se encontra.
Ele clama sabendo que o Senhor o ouve e diz: ‘Ó Senhor Deus, tu és bom e amoroso; responde-me e vem me ajudar, pois é grande a tua compaixão. Não te escondas do teu servo; responde-me agora, pois estou muito aflito. Vem e salva-me; livra-me dos meus inimigos’. (vv. 16-18).
Após sua exposição de fatos ele afirma seu propósito de louvar a Deus e anunciar a grandeza divina. Para Davi adorar ao Senhor é a atitude que mais lhe agrada e o poeta promete que vai fazer somente o que agrada ao Pai.
Que possamos fazer uma análise de tudo que temos feito aos que nos cercam e assim estaremos fazendo a Ele como Jesus mesmo afirmou: ‘o que fizeres a um destes pequeninos a mim o fazes’. Louvar a Deus deve ser um estilo de vida para nós.
Léo Lima

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

comunique: SENTIDO DA VIDA

comunique: SENTIDO DA VIDA: “ O que é que a pessoa ganha com todo o seu trabalho? Eu tenho visto todo o trabalho que Deus dá às pessoas para que fiquem ocupadas. Deus...

SENTIDO DA VIDA


O que é que a pessoa ganha com todo o seu trabalho? Eu tenho visto todo o trabalho que Deus dá às pessoas para que fiquem ocupadas. Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz”. (Eclesiastes 3.9-11).
Temos vontade de entender sobre todas as coisas. Quando procuramos na Palavra de Deus por pura curiosidade fica difícil compreendê-la. Paulo fala sobre isso: ‘Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual’. (I Coríntios 2.14).
Deus, o criador de todas as coisas, ‘Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém’! (Romanos 11.36). Ele ama a todos tem planos para os seus disse através do profeta: ‘Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando’. (Jeremias 29.11).
Portanto, esta vida tem todo sentido se estamos vivendo-a na dependência do Criador. Que possamos adorar ao Senhor em todas as situações.
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...