sexta-feira, 30 de novembro de 2018

COMO VIVER


“Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria”. (Tiago 3.13).
O comportamento determina aquilo que somos. É bom termos o conhecimento daquilo que somos e para isto é preciso que olhemos nosso interior e nossas ações e reações. O apóstolo Tiago disse que é preciso provar que se é sábio através do seu comportamento.
Ele mesmo continua falando que se existe inveja, amargura e egoísmo em seu ser logo a sabedoria está distante. ‘Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios’. (Tiago 3.14).
Paulo completou estas palavras de Tiago quando disse que se deve prestar atenção quanto a nossa maneira de viver. Busquemos nas Palavras do Senhor a maneira certa de agirmos. ‘Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm’. (Efésios 5.15-16).
Léo Lima

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

ALEGRIA


“Jesus continuou, dizendo: – Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos veem, e os seus ouvidos ouvem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: muitos profetas e muitas outras pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram”. (Mateus 13.16-17).
O amor de Jesus por aqueles que O seguiam era muito grande. Ele mencionou o privilégio que eles tinham em poder aprender com o Senhor. Estes momentos foram úteis para que eles se preparassem para a formação da igreja do Senhor. ‘Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra. E fez isso para também poder trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito’. (Efésios 5.25b-27).
Servir a Jesus é prazer já disse a canção. Mas, mais que isto é privilégio conforme Paulo afirma. ‘Não tenham medo dos seus inimigos. Sejam sempre corajosos, pois isso será uma prova para eles de que serão derrotados e de que vocês serão vencedores. Porque é Deus quem dá a vitória a vocês. Pois ele tem dado a vocês o privilégio de servir a Cristo, não somente crendo nele, mas também sofrendo por ele’. (Filipenses 1.28-29).
Paulo ainda menciona os fiéis que se dispunham a servir ao Senhor de boa vontade e com amor. ‘Afirmo a vocês que eles fizeram tudo o que podiam e mais ainda. E, com toda a boa vontade, pediram com insistência que os deixássemos participar da ajuda para o povo de Deus da Judeia e eles insistiram nisso’. (II Coríntios 8.3-4). O desejo de servir deve fazer parte do nosso ser. A alegria que sentimos no serviço do Senhor excede todo entendimento.
Léo Lima

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

PARA TODOS

Ninguém lembra para sempre dos sábios, como ninguém lembra dos tolos. No futuro todos nós seremos esquecidos. Todos morreremos, tanto os sábios como os tolos. Por isso, a vida começou a não valer nada para mim; ela só me havia trazido aborrecimentos. Tudo havia sido ilusão; eu apenas havia corrido atrás do vento”. (Eclesiastes 2.16-17).
Salomão chega a ponto de declarar que a morte nivela todas as pessoas a despeito do que elas realizaram enquanto vivas. Ele mencionou que a sabedoria por si só não pode garantir a vida eterna. Todo conhecimento, riquezas e realizações pessoais pouco ou nada significam depois da morte. Sabemos que todos vamos morrer um dia.
O salmista disse: ‘Quem pode continuar vivo e nunca morrer? Quem pode escapar da sepultura’? (Salmo 89.48). Este salmo lembra as palavras do rei: ‘Todos morreremos, tanto os sábios como os tolos’. Esta é a condição humana.
Então Jesus afirmou: – Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso’? (João 11.25-26). ‘Mas eles encontram a paz. Os que vivem uma vida correta descansam em paz na sepultura’. (Isaías 57.2). Assim, mesmo que a vida nos deixe a questionar sobre a sua validade os que estão firmes no Senhor e vivem de maneira a agradar a Deus terão vida eterna em Cristo Jesus.
Léo Lima

terça-feira, 27 de novembro de 2018

FONTE DIVINA


“O temor do Senhor é uma fonte de vida, para preservar dos laços da morte.” (Provérbios 14.27).
‘Embora os homens sejam acusados de não conhecerem suas próprias fraquezas, talvez a maior parte ignore também sua própria força’. (Jonathan Swift). A fonte é um lugar onde nasce a água. Muitas vezes se olharmos para um estreito fio de água que nasce e seguirmos sua trilha pela mata afora, veremos bem longe que este fio vai se transformando em caudaloso rio. Os homens, por não terem muita noção de suas fraquezas, não conseguem compreender sua força ante o desconhecido. Ante um desafio que se depara aos seus olhos. As suas fraquezas ele procura ocultar de si mesmo, não desejando conhecê-las.
O sábio disse que é necessário ter temor do Senhor que logo a pessoa terá uma fonte de vida. Muitos não conseguem imaginar a porção de vida que irá surgir ante seus olhos extasiados quando temem ao Senhor. Como uma pessoa que após alguns anos de vida vê-se limitado por um acidente e passa a ter uma deficiência que antes lhe era totalmente ignorada. Vem então o maior de todos os desafios. Fazer o que fazia antes, quando possuía todas as faculdades em perfeita harmonia, e pouco valor dava à sua vida. Entretanto, quando o novo acontece, tira-se forças de algum lugar escondido em seu interior e passa a ter uma nova forma de encarar a vida. Tudo é mais bonito!
Diz o sábio, que quando se tem o temor de Deus, ele será preservado dos laços da morte. Deus vai livrar seu filho de uma forma total. Ele é a fonte de vida que não temos naturalmente. Logo veremos que temos uma força incomum, e que nada pode fazer com que sejamos pegos de surpresa. Uma fonte para a vida. Deus está a nos guardar e a nos contagiar com seu poder.
Léo Lima

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

MAIOR AMOR


“– O Pai me ama porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez. Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer”. (João 10.17-18).
A vida é um presente de Deus, um bem muito valioso! Deus é a fonte de todo ser vivo e sem ele estamos mortos. Desde o princípio quando deu o fôlego da vida ao primeiro ser humano Ele e somente Ele á a fonte da vida. ‘Então, do pó da terra, o Senhor formou o ser humano. O Senhor soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo’. (Gênesis 2.7).
O salmista disse sobre si mesmo ainda informe e engrandece ao Senhor por tê-lo criado de forma tão perfeita dando-lhe a vida. Assim como a cada um de nós. ‘Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem’. (Salmo 139.13-14).
Nesta porção da palavra de Jesus ele disse ser a própria vida. ‘Jesus respondeu: – Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim’. (João 14.6). Já no texto inicial menciona sua ressurreição e o poder que recebeu do Pai para dar a vida eterna através do seu sacrifício redentor.
Léo Lima

domingo, 25 de novembro de 2018

PAZ COMPLETA


“Bem aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”. (Mateus 5.9).
Os pacificadores quando presenciam situações de discórdia, intriga, discussão se aproximam dos envolvidos na confusão e com palavras apaziguadoras, conselhos sábios, ou até atitudes silenciosas conseguem acalmar para que a paz e a harmonia voltem a reinar naqueles corações irados e atordoados. Eles transmitem a paz que reside em seu interior provocando a união onde havia  ânimos exaltados. Sim, assim são os filhos de Deus. Eles desfrutam das bem aventuranças por Jesus!
É muito bom vermos pessoas com espírito sereno. Quando usufruímos deste estado sentimos a necessidade de compartilhar. As pessoas atordoadas precisam encontrar os pacificadores. Quando suas ansiedades forem maiores do que elas possam suportar Deus pode torná-las leves através de um ato pacificador. Isto acontece quando se deixa que outros ajudem e exerçam influência de paz em nós.
A paz é desejada por muitos. Para que ela seja uma realidade é necessário que mantenhamos este propósito em nós e logo tudo o que nos rodeia poderá se transformar. Somos pacificadores por Jesus Cristo e nunca por méritos próprios. A paz de Deus que está em uma pessoa é tão grande que inunda todos os corações que dele se aproximam. Foi justamente a mão de Deus que no toque de amor dado por Jesus nos transformou de pessoas inquietas em pessoas portadoras da paz de Deus. Jesus mesmo disse: ‘Deixo-vos a minha paz a minha paz vos dou’.
Para usufruir esta paz é preciso adorar a Deus em verdade e em santidade. Louvar o nome de Deus é algo imprescindível aos pacificadores. Ao adorar a Deus a paz estará nos pacificadores. Eles são felizes. Eles são filhos de Deus. Eles são abençoados.
Para que a paz se torne uma realidade em sua vida, se ainda não o é, busque a Deus e aceite o Seu amor e salvação. Esteja diariamente diante do trono de Deus para que Ele renove a paz em seu coração. ‘Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos’.
Léo Lima

sábado, 24 de novembro de 2018

MANSIDÃO


“Sejam os meus seguidores e aprendam de mim porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso”. (Mateus 11.29).
A violência se manifesta em todos os lugares! Ela se mostra em todos os matizes, em todas as situações e, principalmente, em muitos relacionamentos, isto se dá em nosso país e no mundo!
Violenta-se com a falta de assistência para com o próximo, com o egoísmo predominante, com o desamor. Jesus disse: ‘...e aprendei de mim, que sou manso...’ Sossegado; dócil; de índole pacífica; é o que diz o dicionário sobre a palavra manso. Este conselho de Jesus há mais de dois mil anos continua real e muito próprio para os nossos dias. Quando Ele proferiu o sermão do monte diante da multidão disse: ‘Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra’. Precisamos aprender com Jesus a sermos mansos, mais calmos, pois assim como ele afirmou, herdaremos a terra, e mais, ‘e encontrareis descanso para as vossas almas’.
É este o sentimento, o estado de espírito que todos ansiamos desfrutar nestes dias cheios de conflitos, amarguras, desencontros, cheios acima de tudo, de violência. É preciso olhar para o próximo e sentir que a nossa parte está sendo feita. Pensar em povos distantes que sofrem e interceder por estas pessoas é um pouco do que nós podemos e devemos fazer. Estender a mão àqueles que de nós se aproximam, oferecendo-lhes, quem sabe, um quase nada, que possuímos? Um sorriso basta, muitas vezes, um sorriso para aqueles que passam por nós para se sentirem felizes.
Precisamos como cristãos permitir que resida em nosso viver a mansidão que Jesus nos ensina, para termos paz e, que possamos oferecer desta paz. Este é o tempo de transformar sua vida em um viver manso. Jesus quer realizar este milagre, basta que você permita.
Léo Lima

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

ALEGRIA

“Os mansos verão isto, e se alegrarão; o vosso coração viverá, pois que buscais a Deus”. (Salmos 69.32).
Um coração redivivo é aquele que pratica a mansidão. Ser manso é ser tranquilo e calmo. Ser manso tem como consequência a alegria. As pessoas mansas são alegres. A vida é parte dominante desses corações. Vida que possui a vida eterna. ‘Se partilhas o teu pão, ele diminui; se partilhas o teu teto, ele não diminui; se partilhas a tua alegria, ela aumenta’. Francisco de Assis. É justamente neste ponto que as pessoas mansas têm a cada dia o seu crescimento. Elas mostram que a alegria vem de Deus e compartilham desta alegria contagiando as pessoas ao seu redor.
‘Meus amigos, rogai a Deus alegria. Sede agradecidos como as crianças, como as aves do céu’. Dostoievski. Este pensamento está interligado às palavras que Jesus disse: ‘Se não tendes fé, peça-a a Deus’. Jesus foi uma pessoa alegre. Ele se entristecia com coisas que desagradam a Deus e que as pessoas ao seu redor viviam praticando.
Se estamos passando por dificuldades, é preciso lembrar que as crianças, quando sofrem, confiam em que o seu pai vai solucionar o seu problema. A ave quando levanta voo sai como se a amplidão do céu fosse - e É - o mais belo lugar do mundo. Assim nós devemos nos comportar e crer que Deus pode solucionar o que possa estar atrapalhando nosso relacionamento com Ele.
Jesus deseja ver seu coração renovado e para que isso ocorra é preciso sua permissão para que Ele faça a transformação. Ouça Jesus. Ele quer somente que você desfrute de uma vida onde a alegria faça morada.
Léo Lima

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

VIRTUDES


“E que a paz que Cristo dá seja o juiz nos corações de vocês. Foi para essa paz que Deus os chamou, unidos em um só corpo. E sejam agradecidos”. (Colossenses 3.15).
Vemos, em várias fases da vida, que as virtudes precisam ser cultivadas. Em outro texto podemos ver que Paulo nos orienta sobre algumas virtudes: ‘Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também’. (Colossenses 3.12,13). Para que alguém perdoe o outro, é necessário que exista amor. Portanto, de todas as virtudes que existem uma é suficiente para abraçar todas, o amor.
Se pensarmos em fazer como Cristo fez, então teremos que amar. Não houve neste mundo nada comparado ao amor demonstrado por Jesus Cristo, que, como expressão de amor a Deus, obedeceu ao Pai, e como forma de demonstrar amor a cada um de nós morreu na cruz e ressuscitou para nos resgatar.
‘E que a paz que Cristo dá seja o juiz nos corações de vocês. Foi para essa paz que Deus os chamou, unidos em um só corpo. E sejam agradecidos’. Deus deseja nos dar a paz. Precisamos estar em união com o nosso Senhor Jesus Cristo para podermos desfrutar do amor de Deus em nós. Ele deseja que tenhamos uma vida de plena comunhão com Ele e para isso é necessário que busquemos nele toda a força para abrigarmos as mais diversas virtudes. Seja misericórdia, benignidade, humildade, mansidão e longanimidade. Para todas estas atitudes devemos depender de Deus.
É o Senhor quem nos dá condições para sermos retos e sinceros. Precisamos estar cheios do amor de Deus em nós. E quando estivermos desfrutando desta tão preciosa paz, sejamos agradecidos!
Léo Lima

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

CAMINHO


“Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho. A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho”. (Mateus 7.13-14).
Jesus ao falar das duas portas se refere à escolha que precisamos fazer na nossa vida. A porta estreita simboliza escolher Jesus e andar com Ele e a larga é o oposto. Quem segue Jesus vai enfrentar desafios e obstáculos. Seguir Jesus significa estar pronto para modificar pensamentos e atitudes para agradá-Lo.
Para muitos, também significa renunciar a coisas importantes, como a casa, a carreira ou até da companhia pessoas queridas. Entretanto, a recompensa será grande. Jesus ainda mencionou: ‘E Jesus disse aos discípulos: – Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe’. (Mateus 16.24).
Já o apóstolo Paulo lembra aos cristãos de Éfeso que eles deveriam anunciar o amor divino com mansidão, pois o objetivo é crescer espiritualmente até viver de forma que agrade a Deus. ‘Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça’. (Efésios 4,15).
Léo Lima

terça-feira, 20 de novembro de 2018

VINDE A MIM

“Bendito seja o Senhor, que diariamente leva a nossa carga, o Deus que é a nossa salvação”. (Salmo 68.19).
As vezes todos nós sentimos um peso superior ao que nos é normal. Temos problemas que nos parecem sem solução, e com isto tiram-nos o bem estar natural. Para cada pessoa é um tipo de problema. Eles estão rondando-nos a cada dia. Estão nos desafiando constantemente.
Entretanto, para nós, os que cremos em Cristo e já vivemos a experiência da salvação, sabemos que existem muitas promessas feitas por Deus, o Pai; dentre estas promessas podemos destacar como dádiva bendita, o glorioso presente de podermos usufruir no nosso dia a dia de um fardo leve: ‘Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve’. (Mateus 11.30).
O que mais poderíamos desejar do nosso Deus? ‘Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei’. (Mateus 11.28).
Nosso Pai, além de ser presente a cada momento, leva as nossas angústias, as nossas preocupações, todo nosso sofrimento. Alivia-nos da opressão. Acompanha-nos em nossa jornada. Somente o nosso Deus é quem nos proporciona este bem estar, que nos dá esta alegria vivida em cada passo que damos. Somente Ele é a nossa salvação!
A salvação é o maior milagre e Deus deseja que você seja mais um a usufruir deste bem sem igual. Ele quer ser presente em seu viver a cada momento. Entregue a sua vida nas mãos do Senhor. Louvado seja o Senhor que dia a dia leva as nossas cargas. Deus é a nossa salvação.
Léo Lima

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

SENHOR ETERNO


“Senhor, tu tens sido o nosso refúgio. Antes de formares os montes e de começares a criar a terra e o Universo, tu és Deus eternamente, no passado, no presente e no futuro. Tu dizes aos seres humanos que voltem a ser o que eram antes; tu fazes com que novamente virem pó. Diante de ti, mil anos são como um dia, como o dia de ontem, que já passou; são como uma hora noturna que passa depressa”. (Salmo 90.1-4).
Este salmo é de Moisés. Ele inicia sua oração constatando que em Deus todos encontram refúgio. Em todas as situações o Senhor mostrou que ama o povo escolhido e o poeta está fazendo menção disto. Diz ainda que Deus é eterno e que vive para sempre. Logo existem muitos motivos para que o Senhor seja glorificado por todos.
Para Moisés a criação da terra e de todo o Universo são feitos do Senhor. Lembra que Deus é Senhor do passado, do presente e do futuro. Destaca também o desejo divino de que todos se voltem para Ele. Que todos voltem a ser como antes do pecado é o plano de Deus.
Ele pondera a eternidade do Senhor em que um dia é a mesma coisa de mil anos. Não conseguimos imaginar a eternidade, pois vivemos em um espaço e tempo limitados. Deus é Senhor do universo, mas se preocupa com cada criatura um de nós. Louvado seja o Senhor!
Léo Lima

domingo, 18 de novembro de 2018

HARMONIA

“É melhor comer um pedaço de pão seco, tendo paz de espírito, do que ter um banquete numa casa cheia de brigas”. (Provérbios 17.1).
Este provérbio lembra que a paz é uma coisa essencial na vida. Não importa ter todos os bens possíveis, uma mesa farta, mas se a paz está ausente não há harmonia e paz entre os moradores de uma casa.
Viver entre pessoas em que a reclamação e a discussão são um hábito e que em todas as circunstâncias a paz está ausente isso mostra que os objetivos entre eles estão distantes do ideal. Paulo escreveu o que é preciso fazer para que a paz reine entre todos, ‘Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas’. (Filipenses 2.14).
A crença em Cristo deve unir aqueles que confiam nele. Se as pessoas que vivem juntas estão sempre reclamando e discutindo falta neles o poder da união que Jesus Cristo oferece: a paz.
Paremos e olhemos as necessidades de cada um e procuremos viver a concordância que Jesus ensinou. Se tomarmos posse da paz que Ele deixou para cada um, viveremos no amor e não importa que tipo de mesa esteja diante de nós, ali será um lugar de harmonia entre todos.
Léo Lima

sábado, 17 de novembro de 2018

DIA/NOITE


“A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro. Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram”. (Provérbios 4.18-19).
Claro. Escuro. São as duas situações que vivenciamos a cada dia. O dia e a noite. O sábio mostra como ilustração que toda a pessoa correta gosta de estar onde há luz. E as pessoas que precisam se esconder escolhem andar no escuro.
Podemos ainda lembrar que os que escolhem andar na luz buscam fazer as coisas de forma a não prejudicar os outros e estes mostram uma luz sempre crescente. Já os que escolhem prejudicar seus semelhantes a escuridão é companhia deles. O salmista orou assim: ‘Tu, ó Senhor, me iluminas; tu, meu Deus, acabas com a minha escuridão’. (Salmo 18.28).
Dia. Noite. O que vamos escolher para que o brilho da nossa atitude seja vistos como coisa que agrada e que faz bem a todos? Que saibamos andar na luz como Jesus na luz está.
Léo Lima

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

GRATIDÃO


“Então Moisés e os israelitas cantaram esta canção ao Deus Eterno: Cantarei ao Deus Eterno porque ele conquistou uma vitória maravilhosa; ele jogou os cavalos e os cavaleiros dentro do mar”. (Êxodo 15.1).
Este cântico é resultado de uma grande vitória do povo de Israel. Eles sofreram após viver como heróis no Egito como resultado da liderança de José. Mas o tempo foi passando e novos governantes começaram escravizá-los muito e com muita crueldade. Eles viveram uma escravidão opressora e agora estavam sendo libertos por Deus!
Vemos o início de um cântico que o grande líder Moisés cantou após viver o livramento do Senhor. ‘O Senhor é a minha força e o meu cântico’.  Ele canta a sua alegria pelas vitórias no Senhor! Israel via a grande mão do Senhor operando sempre que se fazia necessário.
Vitória indiscutível do povo de Deus. O cântico triunfal e cheio de júbilo mostra a grandiosidade deste livramento cheio de milagres e agora marchava rumo à liberdade, sem nenhuma opressão, livre para ser continuamente guiado por Deus. Disse Moisés em seu cântico: ‘O Senhor reinará eterna e perpetuamente’. v.18. Esta, indiscutivelmente, foi uma vitória que alegrou um povo que desconhecia claramente o plano divino para a salvação de todos os homens. Havia um cântico em seus corações. O sonho estampava-se em seu canto, construir uma grande nação, viver em um lugar onde leite e mel jorravam nesta promessa de Deus. Eles começaram a contemplar e a sentir na longa caminhada que faziam. A vitória foi completa.
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...