quinta-feira, 10 de abril de 2014

CONDIÇÕES PARA SEGUIR A CRISTO

Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? (Mateus 16.24-26).
Como Tornar-se Seguidor de Cristo é um assunto tratado pelo próprio Mestre conforme o Evangelho segundo Mateus. E isso implica três condições de como a pessoa pode tornar-se um seguidor de Cristo.
Preencher a Condição
- "Se alguém quizer vir após mim..." Primeiro é uma decisão pessoal - "alguém" o que também lembra ser individual - "alguém quiser". Mas, acima de tudo é uma escolha optativa - "Se... quizer vir" além de ser totalemente voluntária - "se alguém quizer vir após mim..." O que exige uma condição.
Satisfazer a Exigência
- "Renuncie-se a si mesmo" que envolve perda: de conforto. Tantas vezes é necessário renunciar entre tantas coisas a si mesmos, e principalmente os prazeres mundanos. Além das amizades do mundo. Estas tantas vezes atrapalham o relacionamento com o Pai. Outra exigência é de deixar certos interesses materiais, e o que resulta a perda de certo "prestígio" o que acarreta sacrifício: de adaptação à nova vida. De conformação ao novo estado. E de consequente atitude.
Tomar Decisão
Faz-se necessário que a pessoa "...Tome a sua cruz e siga-me". De forma resoluta "tome". Corajosa. "tome a sua cruz". Definida "a sua cruz" Própria. "tome a sua cruz" e Ativa "e siga-me".
Temos estudado as palavras de Jesus a respeito de como podemos tornar-nos seus seguidores. Todavia, o que nos parece exigências tão grandes de fato não são, posto que elas só se fazem aos que já têm colocado a sua confiança n'Ele como salvador, e devem cumprir essas exigências por motivo de gratidão, visto que, para salvar-nos Jesus deu a sua própria vida na cruz do calvário, e ele mesmo promete estar conosco para nos ajudar e amparar em todas as circunstâncias de maneira a que nos sintamos confiantes no Senhor e tenhamos a esperança do céu.

Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE NISSO!

“ Os guardas voltaram para o lugar onde estavam os chefes dos sacerdotes e os fariseus, e eles perguntaram: – Por que vocês não trouxeram aq...