quinta-feira, 27 de maio de 2010

DIA DE GRATIDÃO



Hoje é um dia em que eu só desejo agradecer a Deus. E para que isso possa se tornar realidade estarei publicando uma das poesias que escrevi na década de 1970, ela foi escrita em um momento especial. Após um almoço bom, e no momento que poderia ser de ócio nasceu uma das poesias que eu mais gosto.

O Grão de Areia

Vagueando sozinha por tortas linhas
O coração angustiado, e tudo desencontrado.
Com grande espanto percebí que fascinado um Grão de Areia me falava.
- "Por que seu olhar vagueia?"
Atônita gaguejava: - "Vo-você fa-fala??"
Riu muito faceiro. - "Claro!"
Olhei melhor meu parceiro pequenino, raro!...
- "Diga-me então, qual o segredo para tanta satisfação?"
Falou-me faliz da vida!...
- "Oh! Cara amiga!
Eu me deleito com tudo, se o sol esquenta, muito e queima
Sei que logo vem a sombra camarada, amiga daquela árvore, que não me assombra,
Que nunca castiga!
Se açoita vento forte, percebo que a sorte chegou, e que novos horizontes conhecerei.
Além dos montes viverei!
Se vem a chuva refrescante sinto-me anelante pois nova vida posso dar!...
Sim. A pequena semente de mim se sustenta e isso deixa-me contente!
Quando a noite chega escura, calma dorme a Natureza,
Tudo em mim procura aproximar-se do Criador.
Pois tenho certeza que sozinho, o Grande Arquiteto,
Que com extremo amor deu-me por teto o céu estrelado,
Meu mundo encantado me ouve, e eu O ouço!
Você acha isso pouco, para a minha felicidade???"
- "Oh, não! Eu é que estava equivocada!
Com você percebi que o muito que sofri não era castigo!
É que não compreendia que em tudo há alegria!
Que por tudo devo agradecer!
Até mesmo por você e, especialmente, por eu Viver!!!
Léo Lima

sexta-feira, 21 de maio de 2010

SENHOR, PURIFICA A MINHA VIDA


Hoje é mais um dia especial na minha vida. Bem, primeiro por estar aqui escrevendo, portanto, estou viva. Em segundo lugar hoje foi mais um dia da minha pós-graduação em Bíblia. É como se eu estivesse vivendo um sonho. Penetrar mais profundamente na Palavra de Deus é quase 'embriagador', mas porque não dizer que na realidade a Mensagem contida na Bíblia enleva, delicia e, mais que tudo, leva a alma para mais perto do Pai.

Melhor ainda é quando você recebe uma mensagem destinada a sua vida que faz com que se sinta mais protegida do que tudo. E como nós estamos aprendendo a fazer exegese,ou seja fazer perguntas ao texto e também comparar traduções da Bíblia para melhor compreensão e é o que faço a seguir com a passagem que me foi oferecida.

Em Isaías 54.15, este texto é da Bíblia Nova Versão Internacional: "Eis que embora se levantem contendas, isso não será por mim; todos os que contenderem contigo, por causa de ti cairão." E este é da Nova Versão na Linguagem de Hoje: "Se alguém a atacar, não será por minha ordem;você derrotará todos os que lutarem contra você." E este último é da Almeida Revista e Corrigida "Eis que poderão vir a juntar-se, mas não será por mim; quem se ajuntar contra ti, cairá por amor de ti."

Bem, depois de todas estas versões de uma pequena porção da Bíblia, o que é possível sentir diante de tal promessa? O nosso Deus é o Pai que sempre dá uma palavra animadora para os seus filhos. E eu sou filha.

Com essas palavras é possível a gente se sentir amparada, amada, protegida e tudo o que mais se pode necessitar neste mundo tão difícil.

Todavia, diante de palavras tão enebriantes, proferidas através de um grande profeta, Isaías, não dá para ficar somente neste momento de quase êxtase, mas faz com que a gente se lembre de quando o profeta se viu diante dos querubins e do Pai e exclamou: "Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória... Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de impuros lábios..." Isaías 6.3,5.

E diante da majestade divina me sinto como Isaías e só posso clamar: "Senhor, Purifica a minha vida!"

Léo Lima

quarta-feira, 12 de maio de 2010

ALMA GENEROSA



Hoje é o dia 12 de maio. Estive ausente deste blog por uma série de circunstâncias, dentre elas eu hospedei uma pessoa muito especial, minha irmã Maecir. Foram poucos dias, mas que pude desfrutar de um convívio feliz. Ela é muito especial Ela se move pela emoção. Eu lendo a Bíblia nas vésperas da sua chegada li dois versículos de provérbios que se parecem muito com ela. "Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado." Pv 11.24,25. Para ela só tenho amor como se ela fora ainda aquela criança pequenina e sensível. Deus já tem abençoado muito a vida dela, mas há de fazê-lo muito mais.


Uma alma generosa sempre agrada a Deus e recebe mais do que espera ou busca. E assim acontece na vida dela. Generosidade é o resultado de quem dá com alegria e vale lembrar quando Jesus disse que tudo que fizermos a um dos pequeninos entre nós estaríamos fazendo a Ele mesmo, Mateus 25.40.


Você que lê estas palavras pense como está seu coração com referência ao seu próximo. Fazendo algo a um deles faze-o a Jesus. Assim disse o Senhor.
Que Deus abençoe a vida de todos vocês.
Léo Lima

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

“ Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro e...